A pesquisa Passado, Presente e Futuro na Voz das Mulheres e Raparigas Afectadas pelo Conflito em Cabo Delgado: Uma Análise Feminista, realizada pela Mukadzi – Colaboratório Feminista no âmbito do Programa Women’s Voice and Leadership (WVL) ALIADAS, resultou na construção da Muthiana.com, uma plataforma digital que pretende ser um recurso para a temática sobre Mulher, Paz e Segurança em Cabo Delgado. Neste espaço, está disponível a pesquisa e estão reunidas as vozes e histórias das mulheres e o que elas pensam sobre o conflito e a Paz, um arquivo vivo com estudos, leis e outros documentos imprescindíveis para quem quer fazer a Paz, um directório de organizações da sociedade civil/comunitárias de base em constante actualização para quem deseja apoiar e envolver-se e outros recursos importantes para quem quer construir a Paz.
Muthiana.com pretende assim facilitar a articulação entre pesquisadores, organizações, activistas e público em geral e contribuir para a visibilidade e para a inclusão das vozes das mulheres e raparigas afectadas pelo conflito na definição de políticas, estratégias, programas e intervenções de resposta ao conflito, reconstrução e pacificação em Cabo Delgado.
Muthiana significa mulher em Emakhuwa, a língua mais falada no país e também pelas mulheres de Cabo Delgado que fizeram parte da pesquisa.
Mwana Muka, em Kimwani.
Nkongwe, em Shimakonde.
Mulher.
A Mukadzi – Colaboratório Feminista é um colectivo e empresa social de mulheres criado por cientistas sociais e pesquisadoras feministas com experiência nas áreas de igualdade de género, direitos humanos (com enfoque nos direitos da mulher e da criança), resiliência económica, saúde sexual e reprodutiva, educação, resposta integrada à VBG, empoderamento e liderança transformativa de género, feminismos e movimentos sociais. A Mukadzi apoia organizações da sociedade civil, instituições governamentais e o sector privado a integrarem abordagens e ferramentas inovadoras e transformativas de género e direitos humanos nas suas estratégias e intervenções, a partir de um olhar e abordagem feminista e interdisciplinar.
Para tal, a Mukadzi, desenvolve: Pesquisas e Estudos Interdisciplinares sobre Mulher, Género e Direitos Humanos; Análise e Planos de Género e Inclusão Social; Pacotes de formação em igualdade de género e áreas afins; Estratégias de Comunicação transformativas de Género; Planos de Negócio com abordagens de Género, entre outros.
A Mukadzi desenvolve ainda conteúdos audiovisuais e publicações feministas e promove colabor(acções) artísticas, sociais, educativas e curativas.
Feminista e pesquisadora moçambicana, co-fundadora da Mukadzi, Colaboratório Feminista e especialista nas áreas de género, feminismo e movimentos de mulheres em Moçambique. Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Estadual de Campinas, onde pesquisou o campo em torno dos direitos das mulheres e da igualdade de género em Moçambique, com foco nas trajectórias de diferentes gerações de mulheres e homens que actuam neste campo. É licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou como Oficial de Programas na Associação Mulher, Lei e Desenvolvimento (MULEIDE) e também como Técnica de Género na Rede Salesiana de Formação Profissional. Tem experiência na área de formação em género (várias temáticas), feminismos, movimentos de mulheres e feministas e práticas endógenas de poupança e crédito rotativo.
Socióloga e antropóloga moçambicana. Trabalha há mais de 8 anos como coordenadora de programas e especialista em advocacia para as áreas de Educação, Igualdade de Género e Direitos das Mulheres. É também artista e pesquisadora feminista e decolonial, com trabalhos sobre educação, justiça epistémica, democratização e decolonialidade no continente Africano. É co-fundadora da Mukadzi, Colaboratório Feminista. Em paralelo com o trabalho da Mukadzi, é também diretora do programa AGE (Advance Girl’s Education – Para apoio à transição e retenção da rapariga na Escola), implementado por um consórcio de organizações liderado pelo CESC, que inclui a Nweti, a Visão Mundial, a Kukumbi e a Uataf). É licenciada pela University College Roosevelt, na Holanda, em Ciência Sociais e possui um mestrado em Estudos de Desenvolvimento e Globalização, pela Escola de Estudos Africanos e Orientais, da Universidade de Londres, na Inglaterra. Possui ainda formação profissional em Mind-Body Medicine – Técnicas de Alívio de Trauma, pelo Centro de Mind-Body Medicine (Estados Unidos).
O programa WVL-ALIADAS surge com o objectivo de ampliar a voz e fortalecer a liderança de organizações estabelecidas, grupos emergentes, grupos informais, redes, plataformas e movimentos de mulheres em Moçambique. Este programa, implementado pelo CESC e com financiamento do Alto Comissariado do Canadá, pretende também encorajar a experimentação de formas inclusivas de liderança e gestão, apoiar a criação de uma visão e agendas colectivas participativas, inclusivas, inovadoras para fazer frente às relações desiguais de poder no país e promover os movimentos de mulheres em Moçambique.
MUTHIANA 2022